Nessa segunda feira (14 de Outubro) O prefeito de São Bento do Norte, , Cláudio Henrique, juntamente com outros representantes do Governo Municipal, e também representantes da Prefeitura de Caiçara do Norte, estiveram em reunião na Procuradoria Geral de Justiça do RN.

A reunião tratou sobre a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que dentro de dois a três meses o lixo doméstico seja escolhido e destinado por uma empresa especializada. Com isso, os governos municipais assumiram a responsabilidade de contratar essa empresa, dando assim um destino correto para todo o lixo recolhido em nossas cidades.

Segundo informações, caso esse TAC não fosse assinado a prefeitura teria que arcar com multas de cerca de R$ 100.000,00 (Cem mil reais) por visita, devido ao impacto ambiental gerado pelo lixo descartado sem nenhum tratamento.

A destinação correta do lixo urbano é um dos grandes problemas dos municípios brasileiros. No Rio Grande do Norte, apenas 7% das cidades possuem aterros sanitários. No restante, são instalados lixões improvisados.

De acordo com o Ministério Público do Meio Ambiente, até o fim de 2018, apenas 13% dos municípios do RN possuíam Plano Integrado de Resíduos Sólidos.