O Mapa do Turismo é um instrumento legal que abre as portas para políticas públicas que ajudam a profissionalizar a gestão turística, estruturar o setor e promover os destinos turísticos. Foi para tirar as dúvidas dos municípios, que já fazem parte ou querem integrar essa ferramenta, que a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) realizou na manhã desta terça (14/12) uma reunião de orientação direcionada para os gestores municipais.
Com mais de 100 participantes, a atividade teve adesão recorde de 67 municípios de todas as regiões do estado. Desses, 19 são municípios novatos que buscam entrar no mapa pela primeira vez. A Secretária de Turismo de São Bento do Norte esteve presente no evento.
A reunião foi conduzida pela Coordenadora de Articulação e Ordenamento da SETUR, Rosângela Moreno, que apresentou ponto a ponto a portaria do Ministério do Turismo que estabelece critérios para adesão dos municípios ao mapa.
Estar dentro do Mapa do Turismo significa uma oportunidade também para regularizar e legalizar os serviços turísticos por meio do Cadastur, Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, e com isso garantir ao município um maior acesso a políticas públicas que beneficiam o setor.
Texto: João Victor Leal
Fotos: Beth Medeiros