O CRAS em parceria com a secretaria de Saúde realizou no dia 20 de Outubro uma palestra com o grupo de mulheres Florescer no assentamento Santa Vitória. Com a temática alimentação saudável como forma de prevenir o câncer de mama.

Na palestra foi discutido sobre educação alimentar para a prevenção do Câncer de Mama vimos que assim como em diversas doenças, as escolhas alimentares das pessoas podem ter um impacto bastante significativo em relação à prevenção do Câncer de Mama.

Geralmente as escolhas menos saudáveis ocorrem por falta de informação e por se pensar que uma alimentação saudável custa caro, por isso nessa atividade educativa foquei em demonstrar como é possível ter uma alimentação saudável e que ajuda na prevenção do câncer de mama e diversas outras outras doenças, como hipertensão e diabetes, com alimentos que são de fácil acesso e muitos deles já se tem em casa.

Orientei também sobre quais tipos de alimentos devem ser evitados e sobre como pode ser o preparo de alguns para que eles se tornem mais nutritivos!

Lembrando sempre uma alimentação desregulada pode provocar o excesso de peso, que por sua vez provoca inflamações no nosso corpo, o que é um fator de risco para o surgimento do câncer,

por isso a importância de aliar uma boa alimentação com atividade física.

Entendemos na palestra o quanto é importante adicionar legumes, verduras e frutas em nossa alimentação no dia a dia e que devemos evitar o consumo de alimentos ultra processados como biscoitos salgados ou recheados e bebidas açucaradas, como bebidas lácteas e achocolatados, por exemplo.

Encerramos falando da importância de consumir alimentos Antioxidantes como limão e laranja, alimentos ricos em Selênio como castanhas, alimentos fonte de Vitamina D como Sardinha e a Gema do Ovo e alimentos que contenham DIM como por exemplo Repolho e Couve-flor.